Pesquisar este blog

Dieta do chá de hibisco

O chá de hibisco, também chamado de chá de hibiscus é um chá feito com a flor do hibisco. Aqui apresentaremos algumas informações sobre a dieta do hibisco


Para que serve o chá de hibisco?



Segundo pesquisas, o chá de hibisco auxilia na queima de gordura, melhora a digestão, auxilia na manutenção da flora intestinal e diminui a retenção de líquidos.


Chá de hibisco emagrece?



Depende. O chá de hibisco, por si só, não é capaz de fazer todo o serviço, é necessário também um esforço no sentido de reaprender a alimentar-se adequadamente. Ao lado de um regime alimentar balanceado, o chá de hibisco pode emagrecer bastante!


Como fazer o chá de hibisco?



Atualmente existem diversas marcas que comercializam o chá de hibisco em sachets. Um sachê de chá pode fazer até meio litro da bebida, que pode ser adoçada com adoçante ou mel (recomenda-se adoçar a bebida, por ser bastante cítrica).
Para fazer o chá, aqueça um litro de água (mas não pode ferver, desligue quando começar a notar as bolhas no fundo da panela) e adicione dois sachês de chá (ou duas colheres cheias de hibisco). Deixe descansar 5 minutos, coe (ou retire os sachês), adoce e sirva.

Neste site você pode ver uma dieta de 1200 calorias que utiliza o chá de hibisco.

dieta do chá de hibiscus hibisco para secar


Onde comprar?



Todos os supermercados já possuem versões do chá em sachets. Além disso, o chá pode ser encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais em todo o Brasil.


Efeitos colaterais do chá de hibisco



Apesar de não existirem contra-indicações conhecidos em todas as populações, pessoas com condições especiais (cardíacos, mulheres grávidas, diabéticos, etc) devem consultar um médico antes de iniciarem o consumo do chá, por precaução.


Hibisco e cavalinha



O chá pode ser potencializado com o uso da Cavalinha, um poderoso diurético. Para isso, basta adicionar 1 colher de sopa de cavalinha para cada litro de chá de hibisco.

164 comentários:

  1. eu estava inchando muito todos os dias, então resolvi tomar o chá de hibisco,fazer caminhada e exercício fisico leve na academia comunitária ao ar livre,não fiquei mais inchada, apezar de continuar tralhando sentada costurando por varias horas. tomo o chá 3 ou 4 vezes por dia. tenho 50 anos e me sinto muito bem com o chá.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela informação!
    Começarei hoje a tomar o chá, daqui cinco dias darei meu parecer....espero que seja positivo.
    XXX

    ResponderExcluir
  3. Realmente emagrece.Diminue a fome e a ansiedade.Emagreci 8 kg em três meses sem sofrimento. Como de tudo porém, pouco . Parece que o chá tira a fome.Muito bom!
    O melhor, minha pressão abaixou,tendo o médico diminuido a dose do medicamento para a metade. A MINHA DÚVIDA ,COM RELAÇÃO À PRESSÃO É SE ABAIXOU PORQUE EMAGRECI OU SE FOI EFEITO DIRETO DO CHÁ.
    Consuelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COM CERTEZA MINHA QUERIDA A SUA PRESSÃO ARTERIAL BAIXOU POR CAUSA DO EFEITO QUE O CHÁ DO HIBISCO PROMOVE NO COMBATE AO COLESTEROL LDL ( RUIM). E NAS ARTÉRIAS, SEM FALAR QUE ELE DIMINUE A ANSIEDADE, É DIURÉTICO E COMBATE OS RADICAIS LIVRES, PORTANTO É UM ÓTIMO ALIADO NO COMBATE AO COLESTEROL, RETENÇÃO DE LÍQUIDOS, E NO EQUILÍBRIO DA PRESSÃO ARTERIAL. ESPERO TER AJUDADO!

      Excluir
    2. ola meus queridos, como a maioria dos medicamentos para baixar pressao sao diurético, tal como o cha de hibiscus pode baixa sim a pressao, mas nao interrompa ele do nada, pois seu corpo pode sentir falta, vá parando aos poucos, bjus

      Excluir
    3. quem tem pressão baixa ou desregulada pode tomar chá de hibisco? Ele é feito com a folha ou as flores?

      Excluir
    4. Eu acho q o hibisco tira a fome porq eu estou comendo sem fome...meus pés desincharam com três dias do chá...

      Excluir
    5. Também percebi isso.. Esse chá tira a fome :) ainda não senti a perda de peso, mas realmente houve uma diminuição considerada no meu apetite.

      Excluir
  4. pode tomar esse cha com outros suco

    ResponderExcluir
  5. Pode sim devido ao gostinho azedo que ele tem fica um sabor incrível junto com abacaxi...experimente outras frutas e veja qual o melhor sabor pra vc..

    ResponderExcluir
  6. Estou tomando há 3 semanas, ainda não emagreci um grama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ALÉM DOS BENEFÍCIO A SAÚDE QUE ELE PROMOVE, VC SÓ CONSEGUIRÁ EMAGRECER, SE A SUA INTENÇÃO FOR ESSA, SE VC ALIAR O CHÁ COM UMA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, TROCANDO ALIMENTOS COMUNS POR INTEGRAIS, (PÃO, ARROZ, MACARRÃO, BISCOITOS...), DIMINUINDO A QUANTIDADE NAS REFEIÇÕES E COMENDO SALADAS E LEGUMES, BEBENDO BASTANTE ÁGUA E PELO MENOS FAZENDO UMA CAMINHADA 3 X POR SEMANA... O CHÁ SOZINHO NÃO VAI FAZER MILAGRES QUERIDOª! BOA SORTE!

      Excluir
    2. ESTOU TOMANDO ESTE CHÁ HÁ UM MÊS ,NÃO PERDI NEMHUMA GRAMA.MAIS ESTOU ME SENTINDO MUITO BEM.

      Excluir
    3. Tomo chá de hibisco com chá verde faz dois meses e acabaram os sintomas de menopausa, acabaram os calorões e ainda voltou o tesão; fantástico!

      Excluir
    4. Nossa, vou comprar agora!

      Excluir
    5. cha de hibisco corta efeito anticoncepicional

      Excluir
  7. CONHEÇO UMA PESSOA QUE EMAGRECEU 22 QUILOS.
    COM DIETA,CAMINHADA LEVE e muita calma...

    PARA QUEM SABE MANTER ASSIDUIDADE, VAI CONSEGUIR EMAGRECER SIM!

    NÃO ADIANTA TER PRESSA PARA ELIMINAR O QUE VC CARREGA MUITOS ANOS.

    BOA SORTE!

    ResponderExcluir
  8. vou começar amanhã daqui 5 dias eu conto como foi.

    ResponderExcluir
  9. vou começar hoje, vamos ver o que vai dar

    ResponderExcluir
  10. vou começar hoje,e vou emagrecer daqui 5 dias eu entro em contato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também vou começar hoje vamos ver o q dá. Só tenho uma dúvida. Posso tomar uma cervejinha de leve no final de semana?

      Excluir


























  11. Comprei um vestido para um casamento a 20 dias atrás e hoje fui experimentar novamente e o mesmo não serviu. Seguindo um conselho de uma amiga, acabei de comprar o tal chá de hibisco e comecei a tomar hoje. O casamento será no dia 10 de Novembro. Vamos ver se até lá o vestido serve em mim. Entrarei em cotato.

    ResponderExcluir
  12. Realmente tomar o chá de hibisco vale apena, pois estava fazendo academia quando tive que pará por causa do meu joelho, comecei a tomar o cha de hibisco a um mes, estou me sentindo muito bem sem exercícios, o chá me tirou a ansiedade e por isso não sinto vontade exagerada de comer ele ajuda a nos controlar melhor na alimentação, quero continuar mesmo quando eu puder voltar a academia espero poder voltar com a resposta positiva. Até breve!

    ResponderExcluir
  13. Comecei a tomar o chá hoje, tomara que ajude...

    ResponderExcluir
  14. Comecei a tomar o chá de hibisco ontem e comer de maneira mais saudável. Fiquei com dúvida qto as mulheres q não podem tomar. Tomo remédio contra ansiedade e para controlar uma hemorragia. Acho que estou entrando na menopausa. Estou fazendo exames. Sei que tenho mioma, mas não é o que causa hemorragia e não estou com anemia.Há contra indicação no meu caso? Pergunto pq hoje depois q tomei o chá me deu um mal estar, fiquei down e senti uma leve tontura. No entanto eu quero tirar essa vontade de comer o tempo todo. Gostaria de uma ajuda neste sentido. Comecei a tomar o chá por minha conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tomando o chá de hibisco com sene e pau de canela fazendo academia em 15 dias emagreci 3.300 kg comecei por conta quando vi na net. PORÉM TEM QUE TOMAR CUIDADO AS VEZES ELE BAIXA A PRESSÃO POR ISTO CARREGO COMIGO UMAS PÉDRINHAS DE SAL GROSSO QUANDO COMEÇA A TONTURA PONHO UMA PEDRINHA DEBAIXO DA LINGUA E LOGO MELHORO ,ESPERO TER AJUDADO.

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Comeceir hoje a tomar, recomendações não faltaram, vamos ver se esse é bom mesmo, tenho 85kg, ao passar 2 semanas volta a dar informações ok! vlw...

    ResponderExcluir
  17. gostaria de saber se ochá de ibisco tem algum efeito colateral e qual e pois estou tomamdo a um mes sinto algumas coisas estranhas e não emagreci nada até agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu primo foi internado às pressas e não sentia as pernas. Fez uma cirurgia de emergência pq descobriram que um coágulo de sangue estava comprimindo a medula dele. Graças a Deus a cirurgia deu certo e ele voltou para casa. Só que cerca de um mês depois ocorreu o mesmo problema. Porque? Ele estava tomando antes o tal chá de hibisco e, durante a recuperação da cirurgia, resolveu voltar a tomar para não ganhar peso, mas ganhou um novo coágulo. Muitos médicos disseram que este chá tem esse efeito e que é comum que o coágulo se forme no cérebro. Ele teve muita sorte.

      Excluir
    2. Eu vim pesquisar justamente sobre isso..pq acabei de ver no facebook uma moça q está internada pq teve coágulo no cérebro..ela dizia q era por uso de anticoncepcional mas ela toma um litro desse chá por dia. Os chás não são tão sem contra indicação com mtos pensam... Sempre que quero utilizar,pergunto a um médico... Antes,bebia mto mate,achava que não tinha problema... Tive uma anemia severa...qdo fui ao médico ele explicou que qdo VC se alimenta e toma o mate,ele não deixa seu organismo absorver o ferro dos alimentos. Dps disso nunca mais tomo chá sem perguntar..

      Excluir
  18. Comecei a tomar o chá há uma semana e ja perdi 1 kg, o chá elimina aquele inchaço, eliminando a retençaõ de líquidos, minha aliança era muito apertada no dedo, só tirava com ajuda de sabonete, hj minha aliança sai facilmente do dedo, saiu aquele inchaço....Estou tomando o chá ainda....mais para frente volto a contar....VR

    ResponderExcluir
  19. gostaria, de saber quem tem hipotireodismo pode tomar o chá, faço uso do medicamento Euthyrox 50mg.

    ResponderExcluir
  20. Comecei esta smana a tomar o cha de hibisco,pois faco spinning para emagrecer me falaram que o cha vai me ajudar muito ,espero que seixa verdad'pois faco regime nao tao rigoroso

    ResponderExcluir
  21. Oi comecei tomar o chá hoje e tambem estou fazendo uma reeducacao alimentar a alguns dias espero q o chá me de a ajudinha q estou precisandonão posso fazer exercicios pois tenho um desligamento no quadril mas se deus quizer logo volto com bons resultados bjx a tdos

    ResponderExcluir
  22. Comprei hoje, na eembalagem diz 1 colher para cada xícara de cha, mas isso é padrao da embalagem pois comprei outro cha . qual a medida correta??

    ResponderExcluir
  23. Na embalagem diz 1 colher para 1 xícara de chá, porém vi q isso é padrão do fabricante. Qual a medida correta???
    Vou começar hoje, depois volto e digo como foi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O certo é uma colher de sopa cheia para cada litro de água.

      Excluir
  24. Comecei a tomar o chá hoje 19/03, eu já tenho pressão baixa normalmente, não tomo nenhum remédio para pressão, só tomo remédio para hipotiroidismo. Será que se eu tomar o chá hoje, minha pressão vai baixar mais ainda ?

    ResponderExcluir
  25. Comecei a tomar o chá de hibiscus hoje... porém gostaria de saber que ele tem influência na menopausa, tou sentindo muito calor......

    ResponderExcluir
  26. Comecei a tomar o chá hoje, estou na espectativa!

    ResponderExcluir
  27. vou começar a tomar o chá hoje tenho 167 quilos pressao muito alta nenhum remedio faz efeito foi indicado por guia espiritual ,espero que Deus me ajude!!

    ResponderExcluir
  28. ola gostaria de saber eu tomo amitriptilina 25mg propranolol de 40mg e as vezes minha pressão e alta e as vezes baixa sera que posso tomar esse cha pios tenho uma barriga que pareço estar de 8 meses

    ResponderExcluir
  29. vou comerçar hoje a tomar o chá espero que faça efeito

    ResponderExcluir
  30. Bom hoje também começo tomar o chá porém seguindo a regrinha de uma dietinha balanceada ;D a gente chega lá !!!

    ResponderExcluir
  31. comecei a tomar chá hibisco com chá verde e chá de folha de oliveira me disseram que é excelente para emagrecer, uma amiga minha: emagreceu em 4 meses e mais 1 hora caminhada por dia 20kg,mais só que sinto dor no rim pois já tem dificuldade para filtrar em um dos rins e sinto muita falta de açucar sinto sintomas de hipoglicemia é normal,mas achei os chá excelente como diurético e ansiolíticos,quais devo trocar por quais!

    ResponderExcluir
  32. oomecei tomar o chá hj acredito que vá ajudar , volto daqui alguns dias para dizer o resultado

    ResponderExcluir
  33. quero compra como fazer? meu face é celinha kay

    ResponderExcluir
  34. Só uma sugestão:Essa imagem da flor que aparece no blog,não é a flor da espécie em questão:Hibiscus sabdariffa.Alguma desavisada(o)pode querer tentar fazer o chá dessa flor que apesar de pertencer ao mesmo gênero,talvez não traga os mesmos benefícios que a sabdariffa.Seria interessante colocar a imagem da espécie em foco.

    ResponderExcluir
  35. vou tomar amanha minha amiga mim falou dele ela desse que e bom semana que vem eu volto pra conta como estou valeu

    ResponderExcluir
  36. A flor mostrada acima não é a mesma do hibisco que se faz chá. A saber, o chá (infusão) é feito com os cálices secos, e não as flores.

    ResponderExcluir
  37. Eu estava tomando chá de hibisco que eu adoro por sinal, acho muito saboroso, mas, percebi que toda vez que tomava me sentia muito sonolenta, tontura, uma sensação ruim como se a pressão estivesse muito baixa, então, fiz um teste e fiquei sem tomar alguns dias e melhorei, mas, quando voltei a tomar, os sintomas voltaram... acredito que o chá não tenha feito muito bem pra mim, pois, abaixa muito minha pressão arterial. Alguém ai tbm teve esses sintomas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aconteceu isso comigo tabém..

      Excluir
    2. eu tomo o chá, já a alguns dias e notei que algumas sensações esquisitas como tontura e até enjoo, talvez seja minha pressão também que tenha alterado, fico com moleza, sono, já emagreci 7 kilos, mais acho que vou parar porque a sensação é muito ruim...

      Excluir
    3. Sim. Tenho os mesmos sintomas e é horrível. Dá muito medo.

      Excluir
    4. Eu to tomando e ando me sentindo muito mal nao tenho fome faço muito xixi sinto um mal eatar muito grande uma especie de fraqueza crefo vo para assim nao da sensação horrivel

      Excluir
  38. Ola
    Queria saber se quem tem um rim só pode tomar o chá de hibisco??
    Obrigada

    ResponderExcluir
  39. Estou começando a fazer uso do chá de hibiscus hoje, 07/09/13. Estou com 101 kg, darei testemunho a cada semana do meu progresso, estou também fazendo reeducação alimentar. Obrigada. EDNA OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  40. Pessoal muito cuidado!!!!
    a foto acima (flor) não corresponde ao hibiscos sabdariffa indicado para o chá.

    esta foto e do hibisco flor e não é própria para ser consumida é apenas ornamental.
    pesquisem bem antes de sair por aí colhendo flores para fazer chá!!!

    ResponderExcluir
  41. comecei tomar o chá pq achei gostoso mas depois percebi que estava me sentindo bem mais leve e continuei.. notei que emagreci continuo a tomar por prazer.. mas sem açúcar pois já passei dos 4.0 e açúcar não faz bem.
    #fica a dica

    ResponderExcluir
  42. Pessoal comecei a tomar o chá de hibisco, com canela e gengibre a cerca de um mês e já emagreci 1k e meio estou muito feliz...e agora fazendo uma dieta balanceada acredito que vou emagrecer muito mais...Tomem o chá que é muito bom e dá sensação de saciedade.

    ResponderExcluir
  43. eu gostaria de saber se faz mal eu associar cavalinha com hibisco pq estou amamentando .

    ResponderExcluir
  44. Estou misturando o hibisco com cavalinha , gengibre e oliveira ... comecei hoje e vamos ver no que vai dá estou com 98 kl ... volto em uma semana ... Bjs

    ResponderExcluir
  45. Vou começa hoje vamos ver tenho que perder 10 kilos

    ResponderExcluir
  46. comprei mais estou um pouco com medo d tomar
    tenho medo d terá pressão baixa .quando tomo dipirona sinto muito sono.

    ResponderExcluir
  47. Comecei a tomar ontem, senti diferença sim, e parece que tira a fome mesmo, até agora estou amando, vamos ver!!

    ResponderExcluir
  48. Tem problema tomar o cha de hibiscus junto com gengibre?

    ResponderExcluir
  49. anonimo0411de2013tomo hibisco e carqueja ja seis meses com alimentaçao balanceada academia ja eliminei 8kgs de minha vida estou muito feliz e desejo que todos que desejao saude efelicidade tenhao persistencia pois chegarao tambem la bjssssss

    ResponderExcluir
  50. quando tomo o chá de hibisco sinto uma dor muito forte na parte de baixo da barriga, fiz um teste parando de tomar por um mês. Segunda feira tomei e na segunda mesmo a noite a dor voltou...ontem e hj com uma dorzinha chata, fininha no lado esquerdo, no local que chamamos pé da barriga e a dor desce pra perna. Muito estranho já que não tem efeito colateral. Alguém já sentiu isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá eu comecei a tomar tem 3 dias e estou sentindo essa dor sim. gostaria de saber tb pq causa essa dor.

      Excluir
    2. Oi eu tambèm estou sentindo poderia alguèm nos informar porque??

      Excluir
  51. Vou comecar hj..tomara q eu consiguo

    ResponderExcluir
  52. estou tomando o cha fazendo caminhada 3 dias na semana e procurando me alimentar melhor perdi 3 kilos em 1 mês

    ResponderExcluir
  53. Posso fazer o chá com as flores colhidas na hora?

    ResponderExcluir
  54. Ola pessoal! Estou tomando o chá a 2 semanas seguidas, e já emagreci 4 kg, estou muito feliz com o resultado e claro fiz uma reeducação alimentar e estou fazendo exercício físico.Acreido que vale a pena tentar, pois além de ser super saudável e fazer um bem enorme a saúde ajuda a enagrecer sem precisarmos fazer aquelas dietas malucas e emagracemos com saúde. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  55. Os produtos químicos na planta de hibisco afetar os níveis de estrogênio, especialmente em mulheres. Assim, um dos efeitos colaterais podem ser mudanças hormonais no corpo. Isso pode particularmente afetar as pessoas que se submeteram a terapia de reposição hormonal, ou mulheres que estão usando pílulas anticoncepcionais.
    Alguns especialistas acreditam que beber chá de hibisco durante a gravidez pode ser perigoso. O chá, supostamente, tem certas propriedades que poderiam desencadeiam a menstruação, e isso poderia causar um aborto. Embora a teoria não é apoiada por evidência clínica, a palavra é para ficar no lado seguro e evitar a sua utilização. Para acrescentar a isto, o chá deve ser evitado até mesmo por mães que amamentam.

    ResponderExcluir
  56. Chá de hibisco é bem conhecida por sua qualidade redução da pressão arterial, portanto, não deve ser tomado por pessoas com hipotensão (pressão arterial baixa). De acordo com um estudo realizado por um centro de pesquisa médica, as pessoas que bebem freqüentemente este chá de ervas, experimentar uma redução de 7,2 pontos na pressão arterial sistólica. Então, isso significa que as pessoas com pressão arterial baixa não deve consumir este chá para que, podem ocorrer complicações graves, como desmaios, tonturas, fraqueza, ou em alguns casos, danos ao coração ou cérebro.
    Um efeito lateral comum deste chá pode ser um efeito que pode ser semelhante ao alucinações. E é por isso, as pessoas que consomem o chá pela primeira vez, são aconselhados a não ir para a condução ou qualquer outra actividade, na qual, a sonolência pode significar problemas.

    ResponderExcluir
  57. http://flordojardins.topartigos.com/colaterais-efeitos-do-cha-de-hibisco.html

    ResponderExcluir
  58. O chá é considerado laxante, é por isso então que estou com vontade de ir ao banheiro dps das refeições: Hoje é o 2º dia que estou tomando.

    ResponderExcluir
  59. Tenho 42 anos e tive um enfarte em Março, deixei de fumar e comecei a engordar, ganhei mais 5 kg e comecei a entrar em desespero porque sempre tive cuidado com a minha alimentação.
    uma amiga falou-me do chá de Hibisco. Comprei o chá (em flor) numa casa de produtos naturais, lá disseram-me que não tinha contraindicações, logo os cardiacos podem tomar o chá, sempre tive a pressão arterial dentro dos valores de 10/6, 11/7.
    Agora estou lendo alguns comentários que os cardiacos não devem tomar o chá.
    Alguem consegue responder com confiança?

    ResponderExcluir
  60. oi gostaria de saber mais sobre o cloreto de magnesio tenho artrite reumatoide problemas nas juntas e tomo 1 capsula toda noite na net tem varios assuntos mas gostaria da sua opiniao no assunto.è a primeira vez que entro aqui não sei se precisa deixar o email estanislauboy@hotmail.com ( 53 anos) sem mais grato

    ResponderExcluir
  61. muito legal obriga pela informação me ajudou bastante...

    ResponderExcluir
  62. olá pessoal estou com: 118 quilos e vou começar a beber o cha hoje na semana q vem eu volto pra contar alguma coisa tá? espero que de certo...beijos pra todos...

    ResponderExcluir
  63. A FLOR DE HIBISCUS QUE APARECE NESTE SITE É DE UMA ESPÉCIE ORNAMENTAL, CUIDADO.

    ResponderExcluir
  64. Comecei a tomar o cha. Hibiscos uma semana , já emagreci dois kg,espero emagrecer mais, pois estou a cima do peso .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola , boa tarde, você também mudou a alimentação e fez exercícios físicos?

      Excluir
  65. tomo o chá ah um mês e faço reeducação alimenta ,simmmmmm AJUDA a emagrecer ...não bebo bebidas alcoólicas não como pão não como arroz branco mudei muita coisa ...........agora meu bem se vc come igual uma leitoa e quer que o chá faça milagres esquece

    ResponderExcluir
  66. ESTOU TOMANDO FAZ UMAS 2 SEMANAS ESTOU AMANDO!!!SINTO QUE ESTOU MAIS LEVE DESINCHADA,MEUS TORNOZELOS VIVAM INCHADOS DEPOIS QUE PASSEI A TOMAR O CHA NOTEI UMA DIFERENCA GRANDE,CONTROLOU A ANSIEDADE DE COMER VOU MTS VEZES AO BANHEIRO,COISA QUE NÃO ERA ASSIM ANTES TINHA QUE TOMAR DIURETICO AGORA VARIAS X AO DIA ESTOU AMANDO.

    ResponderExcluir
  67. a flor de Hibiscus não é essa que está ilustrando essa matéria. Troque-a por favor. Você esta prestando um desserviço com isso. Alguém pode achar que a flor é essa, ornamental. Não é. Hibiscus é o nome científico da popular vinagreira ou azedinha, planta cujas as folhas são utilizadas para fazer no Maranhão o Cuxá. É a flor da vinagreira que estamos falando. Outra coisa. Comprem a flor desidratada (importada da india) ,,, Pra quem é de SP, pode ser encontrada na região cerealista do Mercadão. Nas casas especializadas em chas. Tem Hibiscus ótimo e barato.

    ResponderExcluir
  68. ESTOU TOMANDO IBISCO A 3 MESES NO COMEÇO EMAGRECI MAS AGORA SINTO INCHADA MAIS GORDA E NORMAL

    ResponderExcluir
  69. Comecei tomar o chá de hibisco no dia 25-01-14 salvei 3 horários no cel para que ele me lembre foi as 6:20 hs da manhã/ 11:00 hs da manhã e as 17:30hs, todos antes das principais refeições, no inicio eu estava com 67Kg hoje estou com 63,2... sou muito chegada a coisas salgadas, louca por frutas com sal ( manga verde, limão e abacaxi) e isso faz juntar liquido no corpo, meu cházinho de hibisco não pode faltar, to viciada... e ainda me dá resultado...bjos amadas podem tomar sem medo.

    ResponderExcluir
  70. Comecei a tomar o chá ele é muito diuretico tomo umas 4 vezes ao dia, comecei a tomar ontem mais já sinto diferença....muito bom já desinchei bastante.

    ResponderExcluir
  71. Olá! Gostaria de saber se pessoas com pedras no rim podem tomar chá de hibisco... Há um mês estou tomando o chá de hibisco com gengibre, e perdi 3 quilos. Estou com 44 anos e retenho muto liquido, mas faço exercícios diários. Esses dias descobri que estou com 3 pedras de 2,3 cm no rim direito, mas nunca senti dor. Se alguem puder me responder, eu agradeço!

    ResponderExcluir
  72. Tenho uma sobrinha que conseguiu expelir 2 pedras grandes utilizando esse cha. De acordo com medico o cha provocou uma especie de ''polimento'' nas pedras, facilitando assim sua saída na urina e sem dor.ela usou aproximadamente 1semana. Vale a pena tentar.

    ResponderExcluir
  73. cha de hibisco corta o efeito do anticoncepcional

    ResponderExcluir
  74. Eeu também vou experimentar

    ResponderExcluir
  75. ola gostaria de saber se eu tenho que deixar a folha secar para fazer o chá ou posso ferver ela normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O chá não é feito com esse hibisco que a gente conhece. Não é com essa flor que está no blog. Só tome o comprado em lojas especializadas!!!!

      Excluir
  76. Gostaria de saber se esse chá corta o efeito do anticoncepcional

    ResponderExcluir
  77. ESTOU TOMANDO O CHA DE HIBISCO HÁ 1 MES ESTOU ME SENTINDO MENOS INCHADA , ENAGRECI 2 KG

    ResponderExcluir
  78. Estou tomandono chá faz 1 mês amanhã. Meu pênis crescecresceu 2.3 cm... estou muito agradecido pelo site!!

    ResponderExcluir
  79. Bom dia, acabei de ver material sobre o Chá de hibisco, muito bom por sinal, gostaria de fazer uma pergunta, caso alguem possa responder ficarei muito agradecido. Minha mãe tem pressão alta, já toma remédios todos dias para controlar, e alguns meses descobrimos que ela esta também com osteoporose. Gostaria de saber se o Chá de hibisco faria mal para ela, já que ele é diurético no qual poderar eliminar muito eletrólitos, entre eles o cálcio. Muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  80. Esse chá mexe com os cálculos renais?

    ResponderExcluir
  81. Comecei tomar o chá de hibisco com cavalinha hoje dia 20/03/2015. E pra potencializar o metabolismo que eu não tenho por causa da tireóide aderi tb ao chá branco, então tomo chá de hibiscavalinha de manhã e a tarde, antes das 18h00, e chá branco durante o dia. daqui um mes direi como foi, espero que seja bom. Ahh detalhe: hoje foi meu primeiro dia de chá e eu não consegui almoçar, comi uma panqueca apenas com uma colher de arroz. deve der bom sinal né.

    ResponderExcluir
  82. Quem toma anticoncepcional pode tomar chá de hinisco??

    ResponderExcluir
  83. Cuidado! O hibiscos dos chás não é esse da foto!!!

    ResponderExcluir
  84. Qual a idade minima para tomar o chá de hibisco

    ResponderExcluir
  85. bom dia!

    Faço um chá com 1 l de água + hibiscus + cavalinha + chá verde + gengibre + canela em paú + 2 colheres de vinagre de maçã. Faço na noite anterior, condiciono em garrafa de vidro na geladeira e tomo durante o dia na empresa. Pode? Tem algum efeito?

    ResponderExcluir
  86. Ei gente comecei a tomar hoje - 8/06/2015 - 500 ml, ficou meio forte, mas ficou gostoso. Vou tomar uma garrafinha por dia, por enquanto. E claro, atividades físicas. Reeducação alimentar eu já faço. Sou muito ansiosa, sofro por qualquer coisa, espero q o chá me ajude nessa parte.
    Eu to engordando de ansiosa. Aff! Não pesei mas a medição da minha cintura deu 83cm.... isso é horrível! Volto aqui daqui 2 semanas - lá pelo dia 22 de Junho - e falo o resul. Deus vai operar! Amém! ;) bjs

    ResponderExcluir
  87. queria saber se posso tomar o char , terminei a pouco tempo o tratamento de cançer, e estou tomando tamoxifemo sera que posso tomar?

    ResponderExcluir
  88. Nossa comecei tomar hoje é muito azedo , mas vamos ver o que vai dar ..

    ResponderExcluir
  89. Queria saber se realmente corta o efeito do anti concepcional. Tenhi 25 anos e peso 113kg. Estou muito acima do peso.mas tenho medo de tomar e cortar o efeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que já li ele diminui o estrogênio. Portanto dificulta a gravidez. Nao é recomendado para quem está em idade fertil e quer engravidar

      Excluir
  90. Tomei o chá por duas semanas,minha menstruação não desceu tomo anti concepcional tem alguma coisa a ver??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também atrasou a minha!

      Excluir
    2. A minha também.

      Excluir
    3. A minha também atrasou, pensei em estar grávida, porém fiz exame de farmácia, deu negativo; Então fiz exame BetaHCG e também deu não reagente...
      Tenho mioma, não sei se interferiu em algo...
      Emagreci mas foi de nervoso que me deu pensando que tava gravida...

      Excluir
  91. Comecei a tomar faz uma semana, notei algumas mudanças, tais como , ir ao banheiro 3 vezes ao dia, pressão melhorou muito e já emagreci quase 2 kilos. Hoje coloquei 2 gotas de adoçante ficou uma delicia, sera que retarda o efeito, alguém por favor me responda.

    ResponderExcluir
  92. vou começar a tomar 08-08-2015 vivo com os pés inchados o tempo todo espero obter resultado

    ResponderExcluir
  93. tenho 16 anos, queria saber se posso tomar o chá de hibisco?

    ResponderExcluir
  94. Chá de hibisco é muito bom porém não faz milagres tem q toma junto com exercícios e uma dieta saudável emagreci em uma semanha 2 quilos

    ResponderExcluir
  95. Tomei hj pela 1ª vez o chá, antes do café e antes do almoço... uns 30 min depois do almoço minha barriga começou doer muito... fui ao banheiro, mas mesmo assim, ela continua doendo.. não comi nada de diferente hj, acredito ser o chá.. não me fez bem.. não vou arriscar tomar novamente, pq a dor é grande!

    ResponderExcluir
  96. ola tomo anticoncepcional ha quase 6 anos e ha 2 meses comecei a tomar Quitosana e agora tambem comei a tomar o cha de hibiscus, Gostaria de saber se a Quitosana ou o cha de hibiscus podem tirar o efeito da pilula neovlar?? abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comecei a tomar chá de hibisco em outubro.
      Tive uma sensação muito ruim meu coração começou a disparar. Fui ao médico as pressas.
      Depois voltei a tomar.
      Hoje tomei um copo de 200 ml às 20h e até agora as 02h25 não consigo dormir. Tô com os batimentos cardiácos acelerados.
      Acho q esse chá nn me faz bem.
      Tô indo al médico agora

      Excluir
    2. Comecei a tomar o chá de hibisco e me sinto mto mal.
      Meus batimentos cardiácos ficam mto acelerados.
      Não tomem esse chá à noite.
      Poia faz mal

      Excluir
  97. Tomei o chá de hibisco pela primeira vez hoje, me senti muito mal, estou com fraqueza, tontura e sonolência. Isso acontece com algum de vocês? Se sim, acontece sempre que vocês tomam o chá ou só as vezes? Beberei ele amanhã de novo para ver se esses sintomas se repetem. Obrigada.

    ResponderExcluir
  98. Oi comecei tomar a uma semana é normal surgir sangramento guando vou urinar?

    ResponderExcluir
  99. Sangue na urina nunca é normal. Vá a um serviço médico logo.

    ResponderExcluir
  100. Eu fiquei com tontura sonolência irritacao .. e descobri que tenho pressão baixa e minha nutre suspendeu. .atrasou minha menstruação..

    ResponderExcluir
  101. Boa Noite, gostaria de saber se o chá do hibisco provoca sangramento??

    ResponderExcluir
  102. O chá pode ser consumido durante a noite? Alguém sabe dizer?

    ResponderExcluir
  103. Comecei a tomar o cha tem dois dias e me deu dor nos rins e normal

    ResponderExcluir
  104. Tomei chá de hibisco por 5 meses contínuos, 1 litro ao dia e emagreci 12 kilos, só diminui o pão pela manhã, as demais refeições continuei normal. Hoje continuo tomando, mas com menas frequência e me sinto muito bem, intestino melhorou, menos inchaços nos dias em que trabalho muito sentada. Aprovado, recomendo

    ResponderExcluir
  105. Amamrnto posso tomar esse chá alguém me responda por favor!

    ResponderExcluir
  106. Olá.
    Comprei o chá para consumo pois uma amiga disse que ela consumiu e que o metabolismo melhorou e ajudou a emagrecer.
    Por fim, comprei e antes de bebe-lo resolvi procurar na internet sobre ele.
    Li algumas matérias que diziam que ele pode provocar a infertilidade.
    Depois que li isso fiquei com medo de beber.
    Alguém sabe dizer qual a chance disso acontecer? E qual a quantidade segura que deve ser bebido, pois achei alguns lugares que dizem para beber somente 200ml por dia e outros que dizem 1L por dia.
    Alguns dizem para beber todos os dias e outros dia sim e dia não.

    Aguardo auxilio.

    ResponderExcluir
  107. Boa tarde!
    Minha médica acabou de me falar que entrei na menopausa, será que eu posso tomar chá de hibisco

    ResponderExcluir
  108. Oi estou tomando o chá de hibiscus e começou a me dar uma dor nas costa bem em baixo, parei de tomar e passou, agora voltei a tomar e a dor voltou tomo uma garrafinha de manhã e outra a tarde. Será que é demais? alguém sente essa dor?

    ResponderExcluir
  109. Oi comecei a usar o chá de hibiscus e começou de repente me dar uma dor nas costas, parei de tomar e a dor passou, voltei a tomar e a dor voltou, tomo uma garrafinha de manhã e outra a tarde. Será que é demais? alguém sente essa dor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, meu nome é Cinthia, também senti essas pontadas fortes na lombar! Tenho completa certeza que é o chá! Pois há uns meses atrás quando eu tomava , tb senti a mesmíssima coisa! Ele sobrecarrega os rins!/CUIDADO! NÃO vá na onda da modinha. Falei com minha nutricionista e ela me proibiu. Bjs

      Excluir
  110. Olá Boa noite meu nome é lourdes de verdade que o chá de hibisco afeta a fertilidade da mulher?
    Estou tomando chá de hibisco com gengibre e canela,vai fazer uma semana ja gostaria de saber se é preciso dar pausa para depois recomeçar. Obrigada e por favor dd der manda a reposta pro meu e-mail. lourdessantos1106@hotmail.com

    ResponderExcluir
  111. Faço unha dieta não muito rigorosa, fasso academia 5 veses por semana tô tomando o chá de ilíaco com limão e pó de gengibre, ao invés de emagrecer tô engordando e min sinto inchada isso é possível

    ResponderExcluir
  112. Faço unha dieta não muito rigorosa, fasso academia 5 veses por semana tô tomando o chá de ilíaco com limão e pó de gengibre, ao invés de emagrecer tô engordando e min sinto inchada isso é possível

    ResponderExcluir
  113. Tem algum efeito colateral pra quem tem hipotireoidismo?

    ResponderExcluir
  114. Nao consigo tomar qual tipo de adoçante posso colocar

    ResponderExcluir
  115. o hibisco pode atrasar a mestruaçao alguem po de me dizer

    ResponderExcluir
  116. eu tomo o medicamento Varfarina para evitar coagulos no sangue por causa de uma cirurgia cardíaca, este cha irá prejudicar na coagulação do sangue? pois o meu sangue não pode coagular.

    ResponderExcluir
  117. Tomei o cha de hibisco durante 3 dias, no 2 dia me deu forte diarréia e uma dor absurda nas costas. Parei hj e nunca mais vou toma-lo
    Pra quem deseja perder peso o ideal é que faça uma reeducação alimentar e exercícios físicos. Não tomem ele pode causar uma sobrecarga no fígado e rins.

    ResponderExcluir
  118. Comecei hoje a tomar o chá de ibisco com cavalinha em breve falo o resultado .

    ResponderExcluir
  119. Tenho a pressão dez por seis gostaria de saber se posso tomar o chá de hibisco para perder peso ou tem algum problema.Aguardo respostas

    ResponderExcluir
  120. ATENÇÃO O CHÁ DE HIBISCO É BOM PARA PERDER PESO SÓ TOMA CUIDADO QUEM TEM MIOMA NÁO PODE TOMAR PORQUE ELE BAGUNÇA OS HORMONIOS AI CAUSA MUITA DOR ESTOU PASSANDO POR ISSO DOI MUITO.

    ResponderExcluir
  121. Mandei manipular 120 capsulas de cha verde, e fazem duas semanas que estou tomando. Cada capsula equivale a 10 xicaras do cha. Por fim, resolvi tomar o cha por infusão também. A tres dias estou tomando chá de hibisco com o sene (chá verde). Senti que desinchei, estou tendo muitos gases. Acho q a sonolência é normal. Faço musculação 5 dias na semana e estou buscando definição. No meu caso meu peso aumentou devido ao ganho de massa magra mas percebi a perda de gordura. Abraços...

    ResponderExcluir
  122. Pessoal minha pressão normal eh já eh baixa...Eu não posso tomar? Hoje fiz em meio litro de água e juntei o cha verde com hibisco, tomei uma xícara antes de deitar e estou sentindo meu coração acelerar. Será efeito? Por favor alguma em me informe

    ResponderExcluir
  123. Realmente fumciona mesmo um mês eu perdi 9kg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola mas fez alguma reeducação alimentar? Ou só o chá mesmo?

      Excluir
  124. Comecei a tomar o cha de hibisco hj 16/02/2017
    Estou muito inchada pesando 86,kg daki duas semanas volto pra contar se realmente funcionou!

    ResponderExcluir
  125. Já tomo o chá a algumas semanas, e juntamente com uma fórmula já perdi 5 kgs, realmente me ajuda muito, porém tenho uma dúvida, eu tenho só um rim, tenho sentido algumas dores abdominais, será que posso tomar?

    ResponderExcluir
  126. EU estou fazendo uso do chá de hibisco há duas semanas e realmente me ajudou muito, desinchei bastante, todos estão falando que emagreci e está mesmo sendo uma maravilha!
    Eu encontrei um website onde tem muita informação sobre o chá também.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para dar sua opinião ou sugestão!